Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Panterices

A vida é mais feliz com gatos!

Panterices

A vida é mais feliz com gatos!

40 dias sem plástico, conseguem?

A Quercus lançou aos portugeses o desafio "40 dias sem plástico". A iniciativa convida-nos a viver até 25 de março de 2018 sem produtos plásticos descartáveis.

 

Comecei a usar sacos reutilizáveis nas compras antes dos sacos plásticos terem custo, reutilizo os frascos de vidro para guardar feijão, massa, ervas armáticas, chá...Separo todo o lixo que faço em casa - papel, embalagens, tampas plásticas, tampas metálicas, pilhas, óleo alimentar, vidro... Reutilizo os sacos leves de pesar os legumes e a fruta para o lixo. Será que consigo cumprir a 100% este desafio?

 

  • Beatas de cigarro: Super fácil, não fumo! 
  • Garrafas descartáveis: Normalmente bebo água da torneira, mas quando vou almoçar ao shopping peço água engarrafada. Um ponto a meu favor: recuso a palhinha e o copo plástico para beber a água. Desde que o desafio começou, fui uma vez almoçar à MacDonalds, portanto usei plástico descartável qb...será que a MacDonalds vai pensar numa forma de reduzir as embalagens? ou será que eu tenho de escolher um restaurante menos poluidor?
  • Microplásticos presentes em produtos de higiene pessoal: Não compro sabonete ou gel duche que diga que é esfoliante. Será assim tão importante esfoliar a pele? Acho que não. E se por acaso me apetecer fazer uma esfoliação, uso uma luva de crina. Escolho pastas dos dentes simples, se disseram que têm particulas branqueadoras ficam na prateleira do supermercado.
  • Microplásticos presentes em produtos de higiene para o lar: As pastilhas para a máquina de lavar a loiça ou roupa são a (pior) invenção do século. Para a roupa deixei de comprar, uso detergente em pó. Adoro as pastilhas da loiça Fairy, infelizmente por terem líquido não dá para remover a película biodegradável que eu acho se transformará em microplásticos. Uso apenas 1 vez por semana, quando faço o programa maior para também limpar a máquina. No dia-a-dia escolho o programa meia-carga (com a máquina cheia!) e uso pastilha em pó, mesmo que diga que o involucro é biodegradável, retiro-o. Pondero quando acabar o que tenho em casa, não comprar mais pastilhas e usar apenas detergente em pó.
  • Embalagens take-away: À semana se não tenho almoço, vou buscar comida com o meu recipiente plástico e não pago o extra da embalagem. Fácil! Ao fim de semana quando não apetece cozinhar, quer leve recipiente ou não, o preço é o mesmo. Não existe a opção de pedir sem a embalagem de alumínio.
  • Cotonetes: Eu sei que não se deve, mas gosto de limpar por dentro da orelha, naquela dobrinha, com um cotonete. Depois de utilizado o destino é o balde do lixo, nunca a sanita. Consigo abdicar deles por mais de 40 dias.

O mais díficil:

  • Palhinhas: Não as uso, mas todos os dias na lancheira do meu filho vai 1 ou 2 pacotes de leite/sumo com palhinha...
  • Copos de café: No meu local de trabalho existe uma máquina de bebidas que não tem a opção "sem copo". No momento de servir poderia tirar o copo, colocar uma chávena e deixar o copo na banca para voltar à máquina...e depois lavar a chávena (gastar água + detergente + mais tempo...) Pouco prático.
  • Cápsulas de café: Existe o café de frasco, o café da cafeteira...mas o meu preferido é o café de cápsula. Tenho pena que os pontos de recolha das cápsulas de café usadas não sejam muito práticos. Deviam existir no shopping como os oleões.

O meu calcanhar de Aquiles deste desafio:

  • Embalagens plásticas e sacos plásticos leves: Legumes e fruta compro a granel, mas trago sempre para casa vários sacos plásticos leves que reutilizo como saco do lixo para o balde da casa-de-banho ou quando limpo a areia da minha gata. Como pesar 1 Kg de maçãs sem ser dentro de um  saco, que depois de pesado é fechado com fita-cola? Evito comprar carne/peixe em embalagens, mas às vezes compro. E compro iogurtes, todas as semanas... A areia da gata é acondicionada num saco plástico bem resistente, que eu reutilizo para guardar em casa as embalagens plásticas que irei colocar no ecoponto amarelo.

 

Eu não consigo cumprir a 100% este desafio, mas tento escolher a opção que tenha menos plástico descartável.

1 comentário

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.